Homilia da Quarta-feira de Cinzas, Padre Nonato Timbó, Paróquia de São Manuel do Marco-CE.

Iniciamos hoje a Quaresma, tempo de intensa oração e busca de conversão, no desejo
de superar aquilo que não está de acordo com o que Jesus Cristo viveu e ensinou. O rito
das cinzas nos recorda que somos pó e que, sem a graça de Deus, nada podemos ser.
Quer ainda chamar a nossa atenção para a chance que, a cada momento, nos é dada
para mudarmos de vida, antes que este nosso corpo perecível se transforme em pó.
Iniciamos também, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, cujo lema este ano é Fraternidade e Biomas Brasileiros, forte convite a celebrarmos o Ano Mariano Nacional
e, através de tudo isso, ratificarmos nossa adesão ao Evangelho, que nos torna família e
nos leva a defender a família.


Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)
Quarta-feira, 01 de Março de 2017.


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top